» » Traição: perdoar ou não?

Traição: perdoar ou não?


Não faz parte da cultura brasileira perdoar uma traição, porém, existem muitas pessoas que perdoou e conseguiu viver feliz ao lado da pessoa amada. Traição: perdoar ou não?

Existem tantas coisas envolvidas em cada caso e cada um é uma história diferente. O que leva uma pessoa a trair nem sempre é safadeza, muitas vezes esse ato está ligado a diferenças, brigas, tédio sexual e até a inexperiência. É óbvio que nada disse justifica ser “apunhalado” pelas costas, ainda mais pela pessoa que escolhemos como parceiros.

Uma traição fere a confiança que temos na pessoa e isso é uma coisa muito difícil de ser reconquistada ou quase que impossível. Não somente em relação entre homem e mulher, mas de pessoa a pessoa, pois existem diversas formas de trair e ser traído e todas elas ferem a pessoa que foi traída, deixando feridas que nunca mais vão se cicatrizar por completo. Por mais que o tempo passe e você perdoe a pessoa em que confiou de olhos fechados, superar uma traição é algo difícil, lento e doloroso para todos. Mas perdoar ou não uma traição?

Nos dias atuais os valores estão mudando. Muitos consideram a traição algo normal em uma relação e quem se dedica totalmente a uma pessoa amada, é considerada careta. A traição entre casais é considerada diferente entre homens e mulheres. As mulheres têm mais facilidade em perdoar, enquanto os homens julgam a traição como orgulho ferido e por uma questão de honra, por mais que goste da pessoa, jamais perdoa.

Para muitos, o perdão é uma grande virtude e que poucas pessoas possuem. Perdoar não é fácil e tem que partir de muita força de vontade e de um sentimento grande pela pessoa: o amor. Perdoar é se convencer de que, mesmo perdendo o respeito e a confiança pelo outro, você será capaz de viver ao lado dela e construir novamente uma vida junto dela.

Trair é enganar, destruir, ferir, magoar, mentir e machucar uma pessoa e isso não é amor, pois quem ama de verdade não fere. Errar é parte do ser humano, mas trair é muito mais do que um erro, pois esse ato marca para sempre a vida da pessoa traída e a leva a perder o amor próprio e a não confiar em mais ninguém e por mais que tente, ela sempre ficará com “um pé atrás”.

É difícil dizer para alguém se uma Traição: perdoar ou não? Cada um reage de um jeito. O fato é que isso marca a vida de todos da mesma forma.